Wednesday, February 17, 2010

Medo e Coragem

O que seria CORAGEM, se não houvesse MEDO?
Se todos tivessem o mesmo nivel de conforto a fazer tudo… onde caberiam os líderes, os inspiradores, os vencedores? será facil dizer que seria fantástico um mundo novo, onde não houvesse pobreza, doença, tristeza, saudade, desespero, MEDOS… seria mesmo?!?! seria inclusivamente possivel para o ser humano viver num ambiente desses? à dimensão que ocupamos…? não creio… mas esta é apenas a minha opinião.

Se não houvesse nada do que escrevi em cima… onde caberia o AMOR INCONDICIONAL às diferenças, o PERDÃO, a COMPAIXÃO, a DÁDIVA, a AJUDA, a MESTRIA, o ENSINAMENTO, a PARTILHA…? onde caberiam os nossos herois que nos inspiram a SER cada vez mais e maiores e melhores, do que NÓS PRÓPRIOS, a cada dia que passa? Aqueles que a NÓS, inspiram a querer AJUDAR cada vez mais pessoas e que colorem os nossos SONHOS de belos tons exóticos de mágicas paisagens e sons divinos e sensações e sentimentos magnânimes? Aqueles que fazem aquilo que nos parece SER impossível e nos mostram que afinal não é…?
Concordo com um amigo meu, quando diz que “O medo não é mais do que um amigo, aliás um grande amigo, que tem uma mensagem muito clara: avisa-nos para nos prepararmos para algo que vai acontecer!”


No entanto, ponho a pergunta: é sobre os nossos MEDOS que devemos trabalhar ou sobre a nossa CORAGEM?

MEDO vs CORAGEM?

O que será uma pessoa verdadeiramente corajosa? Será uma pessoa que perdeu o medo de morrer…? poderemos considerar aqueles imbecis (julgamento!:-)) que andam na estrada a conduzir de uma forma imprudente e perigosa, pondo, muitas vezes, a vida de outros em risco, pessoas verdadeiramente corajosas? será que um assaltante que pega numa arma enfrenta a policia, poderá ser considerado corajoso? ou esses são exemplos de pessoas que, de facto aparentam ter perdido o medo de morrer, mas que CORAGEM não é lá muito bem isso…?

Acredito que uma pessoa verdadeiramente corajosa, não é uma pessoa que NÃO sente medo. Todos nós temos os nossos, porque esse é o nome que damos ao limite que achamos que temos das nossas reais capacidades.
O que será então uma pessoa verdadeiramente corajosa…? que medo sente uma pessoa de verdadeira coragem?


Aristóteles disse: “Uma pessoa verdadeiramente corajosa, não é alguém que nunca sente medo, mas que sente a coisa certa, na altura certa, da forma certa.” Faz sentido!:-)

No fundo, podemos reduzir os medos, de uma forma geral, a uma palavra: impotência! o que mais congela as pessoas, no momento de agir é a impotência de fazer algo maior do que elas se acham capazes de fazer. Parece um pouco tótó, simples, mas pensemos… fará sentido? para uns sim, para outros não… como tudo, claro! Vejamos: medo de falar em publico, medo de não ser capaz, medo de não conseguir, medo de não ter dinheiro suficiente, medo de ficar doente, medo de ficar sozinho… na grande maioria dos casos que nos vão surgindo, no decurso dos nossos trabalhos e convivências, encontramos um denominador comum: impotência para fazer mais.

Soluções: aparentemente, alguns fogem da questão; outros vão de encontro a ela! uns cobrem um manto de vitimização, que os invade pelo silêncio do subconsciente; outros cobrem a capa da RESPONSABILIDADE e prometem a eles próprios que vão lutar até ao fim das suas forças para conseguirem o que querem, dê por onde der! Porquê as diferenças...? ... simplesmente porque sim! Tenho outro amigo que diz: “ser destemido é a única maneira de lidar com o medo, diferente dos restantes animais”. Há outra coisa que nos diferencia dos restantes animais: a opção de ESCOLHER!

As pessoas verdadeiramente corajosas não são imunes ao medo. Este simplesmente ocupa uma forma diferente nas suas vidas. Uma pessoa verdadeiramente corajosa, tem “medo” de não viver segundo os seus Valores e Ideais! de não aproveitar as oportunidades que a Vida lhe traz! De não SER TUDO O QUE PODE SER! Um Lider verdadeiramente corajoso, por exemplo, tem “medo” de ganhar liderança por imposição e domínio sobre os outros; de não extrair o melhor que os que o rodeiam têm em SI! Um Amigo verdadeiramente corajoso, tem “medo” de não estar na hora certa, no lugar certo com um ombro para o seu Amigo!

Podemos ESCOLHER SER tudo o que fomos “desenhados” para SER, da mesma forma que podemos escolher não ser, e ser apenas parte de tudo o que podemos SER, ainda que em muitos casos esta seja uma escolha inconsciente. Uma árvore não tem escolha, por isso CRESCE TUDO O QUE PODE CRESCER! o SER humano pode optar. Aqui entra a CORAGEM: para fazer essa opção, temos de ter a CORAGEM de assumir a RESPONSABILIDADE de controlar as nossas VIDAS! Ter medo de viver e lidar com as adversidades da Vida, parece um pouco como ter medo do escuro… basta que te levantes e acendas a Luz.

Quando EU era pequenino, acordava à noite, no escuro, e chamava a minha Mãe para me vir acender a Luz… Hoje, ajudo a acender a Luz de outros… fiz disso a minha Missão!

O que EU mais temo… o que realmente mais temo, é exemplificado pelo veados. Já viste imagens de um veado… no meio duma estrada florestal… no silêncio da noite… encadeado pelas luzes de um carro… e paralisado de medo… sem saber o que fazer…? O que eu mais temo é ser apanhado desprevenido dessa forma… apanhado pelo medo! (o resto, são apenas rótulos que “invento” para procrastinar). Para que isso não aconteça, trabalho na minha CORAGEM!

Cabe a TODOS NÓS, inspirar outros seres que nos rodeiam, para despertarem as SUAS CORAGENS e conseguirem SER TUDO O QUE PODEM REALMENTE SER!
- NunoQ

1 comment:

  1. Muito bom Nuno Quelhas!
    Realmente talvez seja o enfoque certo de trabalho - na Coragem!
    ... que não entendo também, ser a ausência do Medo (que ás vezes é mesmo um bom amigo... nos previne...)
    Coragem é sentir o medo mas ainda assim enfrentar as situações! É simplesmente o abandono da impotência!

    Bem Hajas!

    ReplyDelete